ga('require', 'GTM-TBPBGK3') Um golpe duro contra o judô brasileiro.
top of page

Um golpe duro contra o judô brasileiro.

Doping: o uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas, durante uma competição (World Anti-Doping Agency, 2002 e 2003).

A história do uso medicamentos capazes de oferecer aos atletas a possibilidade de uma performance além do organismo humano se confunde com a história do esporte que, dessa vez, colocou em cheque não apenas o desempenho, mas a ética e a carreira de uma das mais conhecidas atletas brasileiras, a judoca Rafaela Silva.

O exame realizado para validar as competições do Pan Americano de 2019, no Peru, apontou a existência de fenoterol no organismo da atleta.



O fenoterol é um antiasmático que atua como broncodilatador e também estimula a produção do hormônio eritropoietina e de anabolizantes. Ou seja, além de aumentar a capacidade aeróbica da atleta, a substância também proporcionava ganho de força.



Esses fatores fazem com que ao Fenoterol seja classificado como Substância Especificada, que sem dúvida dá ganho de performance.

Para nós, do judô, o doping não caracteriza apenas a utilização de uma substância ilegal para apresentar uma performance superior. É uma questão de ética e, como diz o grande atleta brasleiro e “padrinho” da Rafaela Silva: “não entendeu o que é o esporte”.

Agora, Rafala Silva começa uma nova luta, talvez a mais difícil de todas: provar sua inocência fora dos tatames.

A gente torce por você, Rafaela Silva, para que a sua inocência seja provada e comprovada, para que você continue sendo um exemplo de técnica, garra e de vida para as crianças e para os judocas de todo o Brasil!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page