ga('require', 'GTM-TBPBGK3') Judokids | Goiás | Jhsports2018

Judô

O judô foi fundado por Jigoro Kano, em 1882, no Japão, e combina elementos de lutas de diferentes escolas, dentre elas o jujistu. Traduzido como “caminho suave”, essa arte marcial se baseia no uso da força do adversário para contra-atacá-lo com eficiência.

Uma preocupação de Jigoro Kano foi criar uma arte marcial dedicada à formação integral do ser humano. Por isso, o judô é composto por princípios filosóficos que buscam o aperfeiçoamento moral e a exaltação do caráter, além das atividades físicas de luta (a essência do espírito marcial do samurais, o Budô).

As técnicas dessa arte marcial são baseadas no uso da força do oponente para, assim, contra-atacá-lo com eficiência. Por isso, por meio desse esporte também chamado “caminho suave” ainda que se enfrente um adversário de maior porte físico é possível alcançar a vitória.

Princípios fundamentais do Judô:

Seiryoku Zen’Yo (精力善用) Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito – Tratar e fortalecer o corpo, a mente e o espírito, mantendo-os sempre saudáveis, para que nos possam servir de forma racional, inteligente e utilitária, não só nas lutas de judô, mas em todos os aspectos do nosso cotidiano.

Jita Kyoei (自他共栄) Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos  – O progresso pessoal está intimamente ligado à solidariedade humana e à ajuda, só assim é que nos tornamos atletas e humanos completos.

Ju Yoku Go o Seisu (柔よく剛を制す) Princípio da Suavidade e Controle – Apesar de diretamente ligado ao plano físico, este princípio deve ser utilizado inteligentemente, ou melhor, a força deve ser racionalizada, para não tornar a luta violenta.

Para se ter uma ideia da importância do judô, essa luta marcial, que é também um esporte olímpico, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como a melhor atividade esportiva para formação inicial de crianças e jovens entre quatro e 21 anos.

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon