ga('require', 'GTM-TBPBGK3') Judô e Relaxamento
top of page

Judô e Relaxamento

Para muitas pessoas, é mais difícil relaxar no judô do que em outras atividades. A razão óbvia é que seu parceiro está sempre tentando te atacar! No entanto, quanto mais se aprende a lidar de maneira positiva com o estresse, a mudança e o risco, mais fácil é relaxar. A prática do judô é uma ótima maneira de treinar para lidar com situações difíceis com confiança e graça.


No randori, ou prática livre, você descobrirá que é novamente muito difícil relaxar, já que se sente mais vulnerável do que seguro. Você pode achar que, quando consegue relaxar, você está inicialmente se expondo mais a ataques. Isso faz com que você fique com mais medo, e você naturalmente se contrai, até que eventualmente se fatigue para relaxar novamente. Isso cria um ciclo de autorreforço de tensão constante.

Com a prática você descobrirá que, melhor que esconder suas vulnerabilidades e fraquezas, é aprender a reconhecê-las, conhecê-las intimamente, gerenciá-las, treiná-las e até transformá-las em pontos fortes. Quando seu oponente encontra uma fraqueza, normalmente atacam. Sabendo disso, o judoca experiente pode transformar vulnerabilidades em oportunidades.

Um dos paradoxos do judô é que é preciso um esforço concentrado para aprender ações sem esforço. É um trabalho árduo treinar-se para ceder e não resistir, para relaxar a tensão em seus músculos e sua mente.


Quando o corpo e a mente estão em um estado relaxado, eles são mais capazes de responder de maneira rápida e apropriada a cada ataque. Você também ficará menos cansado e usará sua energia com mais eficiência. Você será mais sensível às intenções do seu oponente e será capaz de antecipar os ataques mais cedo. Suas técnicas funcionarão melhor porque seu corpo se moverá mais livremente de maneira coordenada. Seu saldo será melhor, sua confiança melhorará e você se divertirá mais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page